Sala de reuniões do DPF Centro de Ciências Exatas (CCE) Sala limpa Espectroscopia RAMAN

Departamento de Física
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Av. P. H. Rofls, s/nº
Campus Universitário
36570.900 – Viçosa – MG – BRASIL
Tel.: +55 (31) 3612-6250/6251
Fax.: +55 (31) 3612-6250
E-mail: dpf@ufv.br

De 8h às 12h e de 14h às 18h

Seminário da Pós – dia 28/06/24

“Estudo Hidrodinâmico de Obstruções em Sistemas Biológicos através do Método de Rede de Boltzmann”

Alan Augusto da Silva Reis – Departamento de Física UFV.

DATA: 28/06/2024.
HORÁRIO: 10h.
LOCAL: Auditório do CCE.

RESUMO:
Os métodos computacionais estão ganhando cada vez mais destaque no campo da física. Entre eles, o Método de Rede de Boltzmann tem se destacado especialmente nos últimos tempos, com suas raízes na física estatística e na teoria cinética dos gases. Esse método envolve a discretização de uma rede, atribuindo a cada sítio uma função de distribuição de probabilidades, a partir da qual variáveis macroscópicas podem ser derivadas. Uma aplicação crucial desse método está na área da hidrodinâmica, permitindo a análise de sistemas biológicos onde os fluidos desempenham um papel essencial. Isso inclui cenários como a constrição de vasos sanguíneos por agentes externos, como bolhas ou coágulos. Esses sistemas têm uma importância médica significativa, pois a restrição dos vasos reduz o fornecimento de nutrientes vitais aos tecidos, comprometendo a sobrevivência celular e potencialmente levando a complicações de saúde graves ou até mesmo à morte. Neste trabalho, foram realizadas simulações para analisar os efeitos hidrodinâmicos das obstruções em sistemas entre duas placas paralelas, que simbolizam os sistemas biológicos mencionados anteriormente. Além disso, foi proposto um modelo de crescimento de coágulo de acordo com a geometria e as características de crescimento relatadas em medições in vivo.