Engenharia Física
O curso de Engenharia Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é baseado nas ciências básicas, principalmente Física, Matemática e Química, de forma que o engenheiro utiliza ciência para resolver problemas práticos, demandas da sociedade, realizando projetos que geram benefícios para a mesma, sendo um profissional de ação, que age no problema específico. Os cientistas descobrem o mundo, investigam a natureza, constroem leis que descrevem o comportamento e ampliam o nosso conhecimento sobre o universo, já os engenheiros criam um mundo que nunca existiu quando utilizam do conhecimento científico para projetar, sejam soluções de problemas específicos ou algo inovador, assim o Físico e o Engenheiro Físico são profissionais que se complementam.
O Engenheiro Físico formado pela UFV é um profissional capaz de aprender de forma autônoma, possui habilidades para enfrentar o desconhecido com base no Método Científico, com foco na aplicação prática de seus conhecimentos e descobertas. O curso solidifica a formação em áreas ligadas a tecnologias, essenciais atualmente em nossa sociedade como, computação, eletrônica, ciências e tecnologia de materiais, processos de fabricação e caracterização de nanomateriais, controle e automação de processos, entre outras. Além dessa formação obrigatória comum a todos estudantes, o egresso do curso n UFV se diferencia dos demais formados por outras instituições do Brasil uma vez que poderá cursar um rol de disciplinas optativas escolhidas dentro de áreas consolidadas na mesma instituição, como Agricultura de precisão, materiais, eletrônica, robótica, controle e automação de processos agrícolas, entre outras, possibilitando uma ampla e generalista formação.
Formando um profissional generalista com formação multi-inter e transdisciplinar, ético, com responsabilidade social e com sólido conhecimento técnico-científico, capacidade empreendedora e capacitação gerencial, capaz de atuar na produção, manutenção, desenvolvimento e gestão de tecnologias baseadas principalmente no conhecimento de Ciências Exatas, o egresso estará preparado para aplicar conhecimentos básicos de ciências exatas e engenharia na investigação de problemas tecnológicos, através do uso de estratégias multidisciplinares
Uma forte característica do curso de Engenharia Física da UFV é capacitar os estudantes a “aprender a aprender”, sendo esta uma condição indispensável para que enfrente qualquer situação-problema que envolva conceitos científicos e tecnológicos e o diferencie no mercado de trabalho buscando uma constante atualização profissional, indispensável para profissionais que atuam nas áreas de fronteira do conhecimento e do desenvolvimento tecnológico atuais.
Sendo assim, o objetivo essencial do curso de engenharia física é endossar no graduando as visões do cientista em ciências fundamentais e do engenheiro, estando apto à pesquisa, ao desenvolvimento e apoio tecnológico e sendo capaz de introduzir e desenvolver, num contexto empresarial, novos processos e produtos de alto valor agregado, localizando e solucionando problemas de diversas áreas, particularmente em áreas de grande impacto tecnológico e que requerem conhecimento atualizado de Física Contemporânea nas áreas ciências dos materiais, computação, robótica, eletrônica básica e avançada, controle e automação de equipamentos.
Anualmente são ofertadas 70 vagas para ABI (Área Básica de Ingresso), em Física/Engenharia Fisica e ao término do segundo semestre do curso, o estudante deve optar por uma das três modalidades: Engenharia Física, Bacharelado em Física ou Licenciatura em Física. Para a Engenharia Física o número de vagas é limitado em 20. O curso possui duração média de 5 anos, sendo o prazo mínimo para conclusão 4 anos e o máximo 8 anos. A carga horária total do curso é de 3780 horas, dividida entre aulas teóricas e práticas, estágio obrigatório e atividades de extensão. A matriz curricular é composta de disciplinas comuns ao curso de bacharelado e licenciatura além de disciplinas específicas da engenharia física.
Mais informações no link