Depoimento
Prof. Ricardo Lopes da Silva
Entrei no departamento de Física da UFV em 1995 como um adolescente graduando e saí em 2009 como marido, pai, doutor e professor. Foram 14 anos, os quais aproveitei ao máximo para buscar o conhecimento e me tornar o físico que sou hoje.
Nos meus primeiros anos no departamento era só um estudante inexperiente e sem saber direito que rumo tomar. O início da graduação foi muito difícil, mas com o tempo e com as aulas dos professores Marcelo e Afrânio, que me serviram de inspiração, as coisas ficaram mais claras e consegui completar meu primeiro ciclo na UFV.
Me graduei em licenciatura em física e resolvi me aventurar em outra instituição para fazer o mestrado. A aventura não deu certo e resolvi voltar para “casa”, fui recebido de braços abertos pelos professores do DPF. Inclusive fiquei no sítio do professor Afrânio alguns dias onde descobri que não se deve escalar pé de mamão. Fiz o mestrado com a orientação dos professores Colares e Afrânio, aprendi muito neste período, foi a primeira vez que tive contato com programação computacional “pesada”. O professor Colares foi muito paciente e me ajudou a dar os primeiros passos na investigação científica computacional.
Após o mestrado, virei professor substituto no departamento, outra experiência maravilhosa. Dividi disciplina com o professor Ismael durante 2 anos (Física II) e foi muito bom para minha formação como professor. Em 2006 começou o doutorado em física na UFV, como primeiros alunos eu e o Fábio Fagundes Leal. O início foi complicado, sem bolsa, viajando toda quinta-feira para Juiz de Fora para fazer uma disciplina, dormindo no chão da sala de aula (quando dava para dormir). O doutorado foi a parte mais desafiadora da minha formação, pois o DPF tem um padrão de qualidade e de exigência excepcionais. Meu orientador foi o professor Afrânio, que conseguiu extrair o máximo de mim. Concluí o doutorado em 2 anos e 9 meses, com 7 artigos publicados. Fui a primeira tese de doutorado do departamento e me orgulho muito disso.
Após meus 14 anos de UFV/DPF resolvi que era hora de usar os conhecimentos e minha formação de excelente qualidade em outra instituição. Já são 12 anos longe do departamento mas nunca esqueço de onde vim e os valores que aprendi. Tenho amigos, colaboradores e exemplos no departamento de física da UFV e quero perpetuar esse vínculo! Parabéns DPF!