Depoimento
Profa. Angélica Sousa da Mata (UFLA)
Entrei na UFV em 2005 para cursar o bachalerado e a licenciatura em Física. Desde então, comecei a colecionar experiências incríveis e inesquecíveis. O que aprendi e vivi em Viçosa, certamente, faz parte de uma das épocas mais felizes da minha vida. Lembro-me das primeiras aulas de física I com o querido professor Toninho que rapidamente cativou todos nós calouros e calouras! Com o passar do tempo, as amizades foram se estreitando, as disciplinas foram se tornando cada vez mais difíceis, mas cada etapa vivida teve a sua importância e o seu sabor! Aprendi muito com todos os professores dos quais tive o prazer de ser aluna. Desde o Toninho, com sua didática impecável, até o querido prof. Alvaro Viana que ministrou a aula da saudade, quando nos formamos em Julho de 2009. Passando pelos admiráveis professores Sukarno, Marcos Couto, Silvio, José Arnaldo, Winder, Marcelo Lobato, Afrânio, e tantos outros que deixaram sua marca na minha formação e aos quais eu sou eternamente grata.
Ao comemorar os 50 anos do DPF e 20 anos da Pós-Graduação em Física da UFV, um filme passa pela minha cabeça. Um filme longo, pois depois da graduação, tive a honra de cursar o mestrado e o doutorado nessa instituição da qual sinto tanto orgulho e carinho. Ao todo foram 10 anos na UFV e por isso, posso falar, com muita estima e contentamento, que faço parte da história do DPF e da pós-graduação em Física. Desde o início da graduação, comecei a fazer iniciação cientifica com o prof. Silvio e assim descobri uma paixão inesperada pela pesquisa. Até então, eu tinha pouco conhecimento sobre o assunto e sempre fui apaixonada pela docência.
Ao terminar a graduação, não hesitei em continuar os estudos e a pesquisa e comecei o mestrado e, logo em seguida, o doutorado, também sob a orientação do prof. Silvio. A época da pós-graduação foi uma experiência única, onde eu amadureci muito, tanto do ponto de vista profissional, como também pessoal. Foi na UFV, na graduação e especialmente na pós, que fiz as amizades mais preciosas da minha vida. Sou grata por todos os amigos e amigas que a UFV me deu! Além disso, foi na UFV que conheci meu marido, também ex-aluno da pós-graduação em Física. Uma amizade longa que, na hora certa, transformou-se em amor e cumplicidade. Hoje, nós dois somos professores de instituições públicas federais e sabemos que ter estudado no DPF, na UFV, foi essencial para chegarmos onde estamos.
O DPF certamente pode se orgulhar das muitas sementes que ele plantou e ainda vai plantar nas instituições e empresas do nosso país e do mundo. Quanto à parte profissional, não posso deixar de registrar aqui o meu agradecimento, a minha admiração e o meu respeito pelo prof. Silvio que além de orientador, foi um mentor, um mestre no sentido mais generoso da palavra, ao qual devo à minha formação como pesquisadora e que contribuiu muito para que eu chegasse onde cheguei.
Atualmente, o prof. Silvio se tornou um colega de profissão e espero que possamos continuar sempre como colaboradores. Foi também graças ao DPF, que tive a grande oportunidade de cursar parte do meu doutorado no exterior, fato que foi essencial para o meu crescimento profissional e pessoal. Por motivos pessoais, acabei prestando concurso para a UFLA, instituição tão querida e pela qual eu pretendo contribuir tanto quanto meus queridos mestres têm contribuído para a UFV. Sou extremamente realizada por ter me tornado docente de uma instituição pública de qualidade, e não poderia estar mais feliz pela oportunidade de comemorar os 50 anos do meu querido DPF e os 20 anos da pós-graduação em Física da UFV. Parabéns a todos que estão construindo essa história inspiradora, que venham mais 50, mais 100 anos de muito sucessos e alegrias.