Depoimento
Prof. Elias Chequer
Fiquei surpreso e muito honrado com o convite para participar das comemorações relativas aos 50 anos de criação do Departamento dirigido por Vossa Senhoria. Contudo, e a bem da verdade, minha contribuição para engrandecer sua iniciativa, prezado Professor, será de pouca valia, já que me desliguei da instituição no já longínquo ano de 1975. Some-se a isso o fato de que quando nela ingressei, em 1965, esse ingresso se deu através do Departamento de Engenharia Agrícola, onde também eram ministrados cursos de Hidráulica, Meteorologia e Física.
Passados quatro ou cinco anos, uma grande reforma nas universidades brasileiras ensejou a criação de outros Departamentos, sendo a Física um deles. Os professores do Departamento de Engenharia Agrícola optaram por migrar para os departamentos que tivessem maior relação com as ciências agrárias. Apenas eu, engenheiro civil e eletrotécnico, escolhi o novíssimo Departamento de Física, onde permaneci até me desligar em 1975. Criado, portanto, o Departamento, e depois de acirrada disputa entre “eu e eu mesmo”, fui o primeiro chefe, por isso aconselhado por inúmeros colegas de outras áreas a colocar um espelho bem grande em minha sala, meio muito útil, diziam, para que eu pudesse dar orientações à minha imagem refletida. Brincadeiras à parte, de início, tive duas incumbências: assumir os quase 280 alunos, bem assim contratar professores. O Reitor, Dr. Edson Posth Magalhães, deu-me carta branca para ir a Belo Horizonte contratar cinco professores, mesmo sem concurso, desde que cumprida uma única exigência: fossem eles formados em Física. O Magnífico Reitor foi contundente nessa exigência e, como sempre, acertou.
Em Belo Horizonte, procurei o Departamento de Física da UFMG, onde fui bem recebido por seu chefe e por alguns professores que, prestimosos, não pouparam esforços no sentido de encontrar interessados a se mudarem para o interior. Contudo, apenas uma, a recém-formada Maria da Conceição Pinheiro, se apresentou. Dois anos depois, mais um, o Professor Mauri Fortes.
Eis aí, em breves palavras, minha modesta saga como colaborador na criação e no funcionamento do Departamento de Física de nossa UFV.
Despeço-me colocando-me à disposição para outros esclarecimentos.
Respeitosamente,
Elias Chequer
Primeiro Professor e Chefe do Departamento de Física da UFV